terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

3/2/2009 - Eddie Aikau e a semana de boas ondas no Hawaii


Com o período de espera do Eddie Aikau ainda valendo, uma série de swells de tamanho moderato deve chegar ao arquipélago havaiano no decorrer desta semana.

No entanto, o tamanho das ondas não deve alcançar o mínimo necessário – 20 pés havaianos – para que o único evento de ondas grandes sancionado pela ASP seja realizado.

De qualquer maneira, esta semana deve ser de muito surf na costa norte da ilha de Oahu. Segundo as previsões mais recentes, as ondas devem variar entre 10-12 pés havaianos durante os próximos dias.

Vale lembrar que no Hawaii as ondas costumam ser medidas por trás, o que faz com que o “pé havaiano” tenha o dobro do tamanho normal. Ou seja, uma onda de 20 pés havaianos terá 40 pés de face.

O período de espera do Eddie Aikau teve início no dia 30 de novembro de 2008 e se extenderá até o próximo dia 28 de fevereiro. Os organizadores necessitam de apenas um dia para realizar o evento.

Portanto, como sempre acontece, a disputa do Eddie Aikau vai depender do tamanho das ondulações que irão atingir as ilhas havaianas nas próximas três semanas.

Alguns experts na previsão de ondas, como o havaiano Pat Cadwell, que trabalha para a Universidade do Hawaii, não descarta a possibilidade de que um swell gigante, do tamanho que os organizadores do Eddie Aikau esperam, atinja o arquipélago havaiano antes do final do período de espera do evento, que oferece a maior premiação individual – 55 mil dólares – para seu vencedor.

Entre os 28 convidados para disputar o Eddie Aikau neste inverno 2008/2009 estão o americano Kelly Slater - nove vezes campeão mundial – e o havaiano Andy Irons – tri campeão mundial. Apenas um surfista brasileiro, o pernambucano Carlos Burle, faz parte da lista de convidados.

Caso as previsões indiquem que as ondas poderão atingir o tamanho mínimo necessário, os surfistas convidados para disputar o evento serão avisados com 24 horas de antecedência.

O Eddie Aikau é disputado na baía de Waimea, onde quebram algumas das maiores ondas no North shore da ilha de Oahu.

O campeonato é realizado em homenagem à memória do havaiano Eddie Aikau, considerado um dos maiores heróis havaianos de todos os tempos.

Salva vidas em Waimea e um dos mais destemidos surfistas da sua geração, Eddie Aikau era um dos membros da tripulacão da canoa Hokulea, que afundou em março de 1978, enquanto cruzava o canal que separa as ilhas de Oahu e Molokai, no Hawaii.

A Hokulea é uma réplica das antigas canoas polinésias, e foi construída para refazer as viagens dos antigos polinésios através do oceano Pacífico. Foi velejando em canoas como a Hokulea, sem a ajuda de nenhum instrumento de navegação, e guiados apenas pelos ventos e pelas estrelas, que os antepassados dos havaianos colonizaram as ilhas do maior oceano do planeta.

Quando a Hokulea afundou, Eddie Aikau - que havia levado uma de suas pranchas para surfar durante a viagem até o Tahiti - pediu autorização ao capitão, pulou no mar e saiu remando atrás de ajuda para resgatar o restante da tripulação, que permaneceu agrupada ao lado dos destroços da canoa.

Horas mais tarde, todos os tripulantes foram resgatados, com exceção de Eddie Aikau. Seu corpo e sua prancha desapareceram no mar e jamais foram encontrados.

O campeoanto de ondas grandes em homenagem à memória de Eddie Aikau foi realizado pela primeira vez em 1984. Na ocasião, o evento foi disputado em Sunset beach e vencido pelo havaiano Denton Miyamura.

A partir de 1985 a prova passou a ser disputada na baía de Waimea. Este ano é o 24º ano consecutivo que o evento está sendo realizado. No entanto, nestes últimos 24 anos o Eddie Aikau foi disputado apenas 7 vezes.

Portanto, até o dia 28 de fevereiro o evento pode ser realizado pela oitava vez na história. Mas para que isto aconteça um swell com mais de 20 pés havainos terá que atingir o North shore de Oahu.

Abraço e boas ondas,

Nenhum comentário: