O PRIMEIRO REGISTRO CONCRETO DA PRÁTICA DO SURF FOI FEITO EM 1778, PELO CAPITÃO DA MARINHA REAL BRITÂNICA, JAMES COOK.
AO CHEGAR AO ARQUIPÉLAGO DO HAWAII, ELE DESCREVEU, EM SEU DIÁRIO DE EXPLORADOR, CENAS EM QUE VIA VÁRIOS INDÍGENAS EM PÉ SOBRE PRANCHAS DE MADEIRA QUE FLUTUAVAM E DESLIZAVAM NA SUPERFÍCIE DAS ONDAS.
ACREDITA-SE, PORÉM, QUE O SURF JÁ EXISTIA ANTES DA ERA CRISTÃ.
A LENDA HAVAIANA CONTA QUE O SURF CHEGOU AO ARQUIPÉLAGO TRAZIDO POR UM REI TAHITIANO, QUE NAVEGOU ATÉ O HAWAII PARA SURFAR, ENCONTROU ONDAS PERFEITAS, E CASOU-SE COM AS DUAS FILHAS DO REI DO HAWAII, TORNANDO-SE MAIS TARDE REI DESSA ILHA.
OS PERUANOS, PORÉM, DISCORDAM DESSA TEORIA, ALEGANDO SEREM SEUS ANCESTRAIS, OS INCAS, OS VERDADEIROS CRIADORES DO SURF.
EXISTEM RELATOS DE QUE QUANDO OS PRIMEIRO CONQUISTADORES ESPANHÓIS CHEGARAM A COSTA PERUANA, CERCA DE 500 ANOS ATRÁS, FICARAM PERPLEXOS COM O QUE VIRAM, OS NATIVOS DESLIZAVAM SOBRE O OCEANO, NUM TIPO DE EMBARCAÇÃO CONSTRUÍDA PELOS PESCADORES, CHAMADAS "CABALITO DE TOTORA", USADA PARA A PESCA E PARA A PRÁTICA DO SURF APÓS AS PESCARIAS.
POLINÉSIA? HAWAII? PERU? HÁ CONTROVÉRSIAS. EXISTEM ATÉ INDÍCIOS DE PRÁTICAS ANCESTRAIS DE SURF NA ÁFRICA OCIDENTAL.
O QUE SE SABE DE FATO É QUE O SURF SEMPRE ESTEVE INTENSAMENTE LIGADO À CULTURA DE SEUS PRATICANTES, ESTANDO ENVOLVIDO COM SEU LIFE STYLE E COM SUA RELIGIÃO.
HOJE, O SURF AINDA É UM ESTILO DE VIDA E OS SURFISTAS MAIS RADICAIS DO MUNDO VIAJAM PELO PLANETA EM BUSCA DAS MAIORES, MAIS PERIGOSAS E MAIS PERFEITAS ONDAS QUE EXISTEM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário