quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Andy Irons



Andy Irons (Oahu, 24 de julho de 1978 – Dallas, 2 de novembro de 2010) foi um surfista profissional havaiano. Criado nos recifes perigosos e rasos do North Shore de Kauai, tornou-se três vezes campeão mundial.
Como inspiração para muitos jovens, ele e sua família realizavam todo ano o Irons Brothers Pinetrees Classic, um campeonato que busca levar à comunidade tudo aquilo que Irons recebeu um dia. Seu irmão, Bruce Irons, era companheiro de competição no World Championship Tour (WCT). O governador do Havaí elegeu o dia 13 de fevereiro como o "Dia de Andy Irons".
O filme "Blue Horizon", realizado em 2004 e dirigido por Jack McCoy, fez um paralelo entre sua vida no WCT e a de David Rostovich, free surfer. O filme fala também de sua grande rivalidade com o eneacampeão mundial Kelly Slater. Surgiram algumas discussões se os fatos apresentados no filme são ou não um retrato preciso do estilo de vida de Irons.
Em 2006 venceu seu quarto título da Tríplice Coroa Havaiana, e agora está empatado com Derek Ho na lista dos maiores de todos os tempos. Irons irá iniciar o campeonato de 2007 em segundo lugar, tentando obter outro título contra profissionais como Kelly Slater, Mick Fanning, Joel Parkinson, Taj Burrow, Cory Lopez e os irmãos Hobgood.
Andy Irons morreu na manhã de 2 de novembro de 2010. Andy teve complicações em decorrência de uma dengue hemorrágica. Irons faleceu durante a rota entre Porto Rico e o Havaí. O surfista havia desistido de competir na nona etapa do circuito mundial que seria realizado em Porto Rico. A mulher de Andy, Lyndie, está grávida de oito meses, e o filho do casal tem previsão para nascer em dezembro.[1]

Nenhum comentário: